segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Filipa Pato FP Baga tinto 2015

Não sei se Filipa Pato usa maquilhagem no dia a dia. A última vez que a vi não usava. “Saiu ao pai”, dirão uns; "filho de peixe sabe nadar", dirão outros. Mas não quero entrar num registo biográfico nem de comparações porque não tenho tempo nem paciência e para tal existe o Google que certamente vos responderá a estas questões…

A filosofia de Filipa Pato, e como a própria se autointitula profissionalmente, é conceber vinhos autênticos e sem maquilhagem. A intervenção é mínima para cada parcela, viticultura manual, uvas vindimadas e selecionadas à mão, não faz qualquer tipo de correções de ácidos ou açúcar, etc. etc. etc.

E para comprovar a inexistência de maquilhagem (impressa no rótulo) desarrolhei o Filipa Pato FP Baga tinto 2015. Essencialmente constituído pela casta Baga (98%), os restantes 2% divididos por Bical e Maria Gomes, este é um vinho com uma personalidade forte e genuíno. No copo apresentou-se com uma cor granada púrpura escura, de aromas intensos a sobressair frutos silvestres, notas de café e fumo, e acidez equilibrada.
Mostra um bom potencial de envelhecimento.

Ricardo Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário