domingo, 26 de novembro de 2017

Confraria dos Enófilos da Bairrada


O Desarrolhar vem por este meio parabenizar Célia Alves, rosto das Caves de São João e recentemente entronizada Presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada, cujas qualidades se têm revelado ao longo de vários anos dedicadas à causa dos vinhos da Bairrada, não só a nível confrádico mas sobretudo a nível profissional.

Ninguém é grande nem pequeno neste mundo apenas pela vida que leva. A categoria em que temos de classificar a importância dos homens e mulheres conclui-se pelo valor dos actos que eles praticam, das ideias que difundem e dos sentimentos que comunicam aos seus semelhantes. E Célia Alves que tem lavrado a terra com bastante afinco e dedicação tem muito mais mérito "religioso" do que poderia obter com mil orações sem nada fazer.

A Direção da Confraria dos Enófilos terá a seu cargo, entre outros pontos do programa, as comemorações do 40.º aniversário da Confraria e da Região Demarcada da Bairrada, que deverão ocorrer em 2019, para as quais conta com a colaboração da Comissão Vitivinícola e da Associação Rota da Bairrada, entre outras instituições.


Além disso, foram entronizados no 39.º Grande Capítulo no Palace Hotel do Bussaco o Confrade de Honra, dois Confrades de Mérito e 13 novos Confrades efetivos.

E nesta confraria báquica activa mais antiga do país entra Miguel Ferreira, A Lei do Vinho.

Pessoalmente não poderia ter ficado mais contente por ver finalmente reconhecidos os méritos deste meu incansável amigo. Ele transporta dentro de si, como dizia Voltaire, o Mérito Inegável. O Miguel é a poesia e tem o "mérito inegável da poesia: ela diz mais e em menor número de palavras do que a prosa.". Um grande ensinamento que o Miguel me tem transmitido consiste na defesa da liberdade individual que repousa, em última análise, no reconhecimento das limitações do nosso conhecimento.

Benvindos à imortalidade que nem todos conseguirão atingir,
Parabéns aos dois, e aos restantes Confreiros, que a História acabou de os inscrever para o futuro,
Um bem hajam e bem ajam.

Ricardo Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário